Não faz muito tempo que comparar preços na internet era uma tarefa trabalhosa, complexa e demorada. A chegada do Buscapé (site de comparação de preços), ainda nos anos 2000, foi a primeira grande ferramenta que ajudou o consumidor brasileiro a enxergar onde estava o menor valor de um produto. Pouco tempo depois, vieram os sites de cupons, que popularizaram os códigos de desconto e abriram caminho para a explosão das comunidades de promoções em fóruns e redes sociais.
A jornada não parou por aí. Tivemos a Black Friday, que popularizou as grandes liquidações no Brasil. Depois, os aplicativos de cashback que transformaram a forma de comprar ao devolver parte do valor gasto, e por fim, a chegada dos sites chineses que conquistaram espaço com preços baixos, cupons agressivos e promoções com frete grátis.
Com tantas ofertas, cupons e lojas disputando a atenção do público, muitos consumidores passaram a se sentir perdidos. Foi nesse cenário que surgiram os grupos de promoções no WhatsApp, que selecionam, organizam e avisam em tempo real sobre as oportunidades mais vantajosas.
Com a vantagem de estar no aplicativo mais usado do Brasil, presente no celular de mais de 99% da população, esses grupos se tornaram um ponto de encontro entre consumidores em busca de economia e administradores especializados em rastrear descontos. A linguagem rápida, sem burocracia, aproxima até os usuários mais leigos do universo das promoções online.
O site Reduza mantém seu grupo de promoções no WhatsApp desde 2018, sendo um dos primeiros grupos desse tipo no Brasil, com mais de 100 mil participantes ativos. O grupo funciona diariamente, compartilhando em média entre 200 e 300 promoções por dia. Segundo Amador Gonçalves Neto, cofundador do site, os usuários que compram por meio desses grupos são os primeiros a saber das ofertas e descontos mais agressivos, permitindo uma economia real de até 40% em produtos de diversas categorias. Além disso, o grupo possui uma parceria com o Site Confiável (www.siteconfiavel.com.br), que monitora os links compartilhados, garantindo segurança e confiabilidade nas compras para os consumidores.
Uma mudança importante nos últimos anos tem trazido cada vez mais consumidores para as compras online, fretes mais baratos e, em muitos casos, até gratuitos, algo que há alguns anos era raro fora das grandes capitais. Essa redução nos custos de entrega tem permitido que um número crescente de consumidores de regiões menores e do interior passe a aderir às compras online, consumidores que muitas vezes possuem pouco conhecimento e ambientação com aplicativos e sites, recorrem portanto a canais que fazem a moderação, tanto pelo menor preço quanto pela segurança e aí entra o papel importante dos grupos de promoções. Segundo Herlon Aguiar, cofundador dos Site CNPJ e Qual CEP, sites que monitoram a evolução do frete para diferentes localidades do país, essa tendência reflete uma melhora significativa na logística do comércio eletrônico brasileiro, beneficiando diretamente os consumidores e o próprio mercado.