A popularização do Pix, que já movimenta trilhões de reais por ano no Brasil, tem acelerado a transformação do setor de pagamentos e levantado dúvidas sobre o futuro das maquininhas de cartão. Embora o crédito parcelado ainda sustente a relevância desses equipamentos no varejo, empresas do setor enfrentam pressão para se reinventar, ampliando serviços e buscando novos modelos de receita diante da rápida mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros.
O desafio é claro: as maquininhas de cartão se consolidarão como parceiras na transição digital ou perderão espaço definitivo para o Pix?
Segundo o banco central, apenas quatro anos após o seu lançamento, o Pix já é o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros. O serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) é usado por 76,4% da população. Em seguida, vêm o cartão de débito (69,1%) e o dinheiro (68,9%). Os dados estão na pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, publicada pelo BC.
Segundo Alessandro Fontes, cofundador do Site Confiável um dos grandes trunfos dos cartões de crédito são as camadas de segurança, que ajudam os consumidores a evitarem golpes e fraudes na internet, esse diferencial pode ser decisivo na disputa com o Pix, já que a segurança permanece como um dos fatores mais valorizados pelo consumidor na hora de escolher como pagar.
Para Herlon Aguiar, cofundador do site especializado em maquininha de cartão (maquininho.com.br), a competição com o Pix não deve ser vista apenas como uma ameaça, mas também como um incentivo à inovação. “As maquininhas de cartão estão evoluindo para muito além da simples função de processar pagamentos. Hoje, elas oferecem serviços como antecipação de recebíveis, gestão financeira integrada e crédito para pequenos comerciantes. Esses diferenciais podem ser decisivos para que continuem relevantes em um mercado cada vez mais dominado por pagamentos instantâneos”, afirma Aguiar.
Ele ressalta ainda que, apesar da praticidade do Pix, muitos comerciantes enfrentam desafios no gerenciamento manual dos recebimentos, que podem ser confusos e arriscados. Nesse cenário, as maquininhas podem se tornar aliadas estratégicas, organizando as transações instantâneas, reduzindo erros e oferecendo maior controle financeiro.
Dica bônus: antes de comprar sua maquininha de cartão, compare as funcionalidades, taxas e tecnologias disponíveis. Assim, você poderá beneficiar sua empresa com economia e se preparar para as mudanças no comportamento de consumo nos próximos anos, seja pela transição para o Pix, pela segurança ou pelo melhor gerenciamento financeiro. Aproveite também para impulsionar suas vendas utilizando grupo de promoção no WhatsApp e ofereça comodidade aos seus clientes com rastreamento correios em sites seguros.